domingo, 28 de agosto de 2016

DRENAGEM LINFÁTICA - MITOS E VERDADES

Texto: Cristiane Rocha.
O sistema linfático é formado por uma extensa rede de capilares e vasos e está em constante comunicação com o sistema sanguíneo, apresentando funções importantes como a recondução do líquido intersticial aos vasos sanguíneos, eliminação de toxinas, recuperação de proteínas do interstício e produção de anticorpos. É composto por uma complexa rede vascular incluindo capilares linfáticos, vasos pré coletores, coletores , troncos e ductos linfáticos.
 Além deste sistema vascular, alguns órgãos e estruturas importantes compõem o sistema linfático, dentre eles pode-se citar os linfonodos, responsáveis pela produção de células de defesa e filtração da linfa, detendo e fagocitando partículas estranhas. Diante da relevância deste sistema tão complexo, é importante frisar que a drenagem linfática é uma técnica muito séria e deve ser realizada por um profissional com profundo conhecimento e embasamento teórico e prático. Infelizmente é muito comum encontrar pseudos profissionais realizando a técnica de forma errônea,onde os clientes relatam que foi utilizada intensa pressão durante as manobras, resultando muitas vezes em dores e hematomas pelo corpo.
A drenagem é realizada com movimentos lentos, rítmicos e suaves. Se aplicada de forma incorreta, pode além de não surtir o efeito esperado, acarretar em danos à saúde.
É notório que a drenagem linfática é uma das técnicas manuais mais procuradas em centros e clínicas de estética. Entretanto há algumas inverdades disseminadas sobre a técnica,e vale aqui desmistificar algumas delas. Inúmeras pessoas procuram a drenagem linfática manual(DLM)  com o objetivo de emagrecer ou amenizar  a gordura localizada. Apesar dos seus diversos benefícios, a diminuição  da adiposidade não está entre eles.
O que ocorre, na realidade, é uma possível redução  da perimetria corporal em algumas regiões.Principalmente se esta região estiver demasiadamente edemaciada. Isto pode levar a   uma associação errônea por parte do cliente, onde correlaciona a redução da circunferência  local a uma perda de medida inerente à lipólise. Na DLM  ocorre uma mobilização do líquido intersticial, possibilitando um escoamento do excesso deste fluido(linfa) que ao percorrer todo sistema de capilares e vasos linfáticos desembocam no sistema venoso. Logo, não há alguma relação com o tecido adiposo. Impossível a drenagem promover a lipólise uma vez que estamos estimulando o sistema linfático e não a tela subcutânea.A DLM é principalmente efetiva em quadros de retenção hídrica e jamais em quadros de adiposidade localizada. Ela pode ser utilizada como coadjuvante em protocolos corporais de gordura localizada, mas deixando bem claro, que não é a drenagem que vai promover a lipólise, e sim o tratamento escolhido para este fim.
Outra questão que eu gostaria muito de salientar é sobre dois dos componentes básicos da drenagem linfática:pressão e ritmo. Ouço comentários nada alentadores, de pessoas  que se submeteram  a sessões de “drenagem linfática” com pseudo profissionais e relatam que saíram de lá “toda roxa” ou com dores locais. Eu,Cristiane Rocha,alerto mesmo e digo para FUGIREM o mais rápido possível destes locais. Drenagem linfática manual é realizada com movimento rítmico, constante, lento e sem exercer muita pressão,que deve ser leve a moderada. Logo, se estamos falando de vasos linfáticos superficiais, não há porque o cliente sentir dor por movimentos bruscos e muito menos ocorrer hematomas ou equimoses. Sei que assim como eu, muitas colegas esteticistas ao ouvirem isto, sentem um misto de consternação e perplexidade.
Quero assim, alertar aos clientes que apenas certificado de curso livre não habilita ninguém a realizar drenagem linfática. As técnicas e tecnólogas em Estética,além da prática, tem todo um embasamento teórico e científico ,pois estudaram anatomia e fisiologia do sistema linfático,sendo assim  profissionais competentes para tal prática. Em suma, A DLM realizada de  maneira correta, é uma técnica benéfica, eficaz e que produz resultados satisfatórios.

Nenhum comentário: