quinta-feira, 13 de outubro de 2011

ARTIGO SOBRE DIABETES

Diabetes Mellitus

O Diabetes Mellitus é uma disfunção orgânica caracterizada pela deficiência total ou parcial da produção da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. Como conseqüência a glicose não é absorvida para dentro das células, provocando seu aumento no sangue (hiperglicemia).
O Diabetes pode ser de 2 tipos principais:
- tipo 1: aparece principalmente em crianças e jovens. É caracterizada pela deficiência total da produção de insulina, por isso requer o uso de insulina no tratamento.

- tipo 2: aparece geralmente em adultos após os 35 anos. Em sua maioria é tratado com hipoglicemiantes orais, mas pode ser necessário o uso de insulina para uma melhor qualidade de vida.
O controle alimentar é um dos pontos fundamentais do tratamento. Não é possível ter um bom controle da glicemia sem uma alimentação adequada.

Deve-se dar preferência aos carboidratos complexos, ricos em fibras (arroz integral, aveia, pão integral, grãos integrais, biscoito diet integral, utilizar a farinha integral no preparo de receitas, bolo diet integral) para um melhor controle da glicemia no sangue.
Deve-se restringir o consumo de bebidas alcoólicas, açúcar refinado e preparações que utilizam açúcar (bolos, balas, tortas, chocolate, sorvete, etc.) frituras (salgadinhos, bife, empanados, etc.) alimentos ricos em colesterol e gorduras em geral (leite integral, queijos amarelos, requeijão, manteiga, margarina, maionese, presunto, salame, mortadela, etc.).
Utilizar sempre que possível produtos dietéticos, porém com consumo moderado, pois apesar de não conterem açúcar, estes produtos podem conter carboidratos (farinha, amido,etc) que também são transformados em glicose.


Créditos:
Ana Carolina C. Teixeira
Nutricionista - CRN 18142
template joomla