domingo, 19 de maio de 2013

HIDRATAÇÃO E NUTRIÇÃO DA PELE

A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo formada por três camadas: epiderme, derme e hipoderme. Sua função está relacionada à proteção contra danos mecânicos, microrganismos e radiação. Além disso, a pele mantém o equilíbrio com o meio externo, para garantir a manutenção vital interna.
Alimentaç
ão: A deficiência de certos nutrientes pode acarretar manifestações cutâneas. A alimentação tem papel fundamental, pois fornece substâncias necessárias às células, nutrindo-as.
A nutrição interna reflete no meio externo (pele). Para ter uma pele saudável, bem hidratada e nutrida, a dieta deve ser equilibrada: rica em fibras, cereais integrais e vegetais crus. Também é necessário reduzir o consumo de doces e gorduras. E o mais importante: tomar muita água para hidratar a pele de dentro para fora. Vitamina C (síntese de colágeno), vitamina A, complexo B e zinco melhoram o aspecto da pele e dão integridade ao epitélio. Fontes de carotenoides (vegetais alaranjados) hidratam a pele, deixando-a macia, combatem radicais livres e protegem contra os raios solares. Outros nutrientes necessários são o ômega-3 e a vitamina E, por terem funções anti-inflamatórias e impedirem a peroxidação dos lipídeos.
O que não pode faltar na dieta? Frutas cítricas (laranja, limão, acerola...), tomate, cenoura, espinafre, batata-doce, damascos, abóbora, peixes e frutos do mar (ômega-3 e zinco), feijões, gérmen de trigo (vitamina E), ovos, linhaça, castanha-do-pará, água-de-coco, levedo de cerveja, vegetais verde-escuros, iogurte desnatado e aveia.
Suplementos naturais que podem ser utilizados: Geleia real (possui ação cicatrizante e combate o estresse da pele), pfáffia (ajuda na restauração e renovação celular), óleo de peixe, óleo de linhaça, óleo de fígado de tubarão, óleo de gérmen de trigo, levedo de cerveja em cápsula (complexo B), chlorella, espirulina, cavalinha (silício – síntese de colágeno), cápsulas de acerola (vitamina C), betacaroteno e silício orgânico.

FONTE:
http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/hidratacaopele/

texto de realce estética