quarta-feira, 20 de março de 2013

AROMATERAPIA - Laranja amarga e a obesidade. -

O uso do óleo essencial da laranja amarga no combate a obesidade.

A obesidade pode ser classificada em quatro categorias:
obesidade nutricional, comportamental, obesidade psicológica e genética.


Obesidade nutricional: os indivíduos comem tudo que contém alto teor de carboidratos, frituras, gorduras e açúcar. Não tem o hábito de comer legumes, verduras e frutas. Ocorre nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

Obesidade psicológica: ocorre quando os indivíduos estão passando por situações de depressão, ansiedade, conflitos emocionais, solidão, rejeição, paixão não correspondida e muitas outras. Isto tudo pode mudar o enredo da situação vivida, levando os sofredores a comerem em demasia, na tentativa de encontrar algum tipo de compensação. Esta escolha somente criará outro problema - a obesidade.


Obesidade comportamental: observam-se erros de comportamento, estilo de vida sedentário, hábitos inadequados na maneira de alimentar-se - como por exemplo, comer apressadamente, mastigar pouco o alimento, comer em pé ou andando. A obesidade comportamental pode também estar associada a disfunções ou problemas psicológicos, podendo também observar-se a ingestão de alimentos de pouco teor nutritivo, ao que associa-se elevado estado de letargia e ausência de ânimo.

Obesidade genética: a ciência moderna tem mostrado que quando o bebe - ainda no útero materno - não recebe nutrientes suficientes nos primeiros 6 meses de gestação, é muito provável que se torne obeso na idade adulta, ou pode apresentar sinais de obesidade logo na primeira infância. Também as mães obesas, diabéticas e ou mal nutridas podem passar adiante a mal da obesidade para futuras gerações.




AROMATERAPIA - Laranja amarga e a obesidade. -
O uso do óleo essencial da laranja amarga no combate a obesidade.

A obesidade pode ser classificada em quatro categorias:
obesidade nutricional, comportamental, obesidade psicológica e genética.

**Obesidade nutricional: os indivíduos comem tudo que contém alto teor de carboidratos, frituras, gorduras e açúcar. Não tem o hábito de comer legumes, verduras e frutas. Ocorre nos países desenvolvidos e em desenvolvimento.

**Obesidade psicológica: ocorre quando os indivíduos estão passando por situações de depressão, ansiedade, conflitos emocionais, solidão, rejeição, paixão não correspondida e muitas outras. Isto tudo pode mudar o enredo da situação vivida, levando os sofredores a comerem em demasia, na tentativa de encontrar algum tipo de compensação. Esta escolha somente criará outro problema - a obesidade.

**Obesidade comportamental: observam-se erros de comportamento, estilo de vida sedentário, hábitos inadequados na maneira de alimentar-se - como por exemplo, comer apressadamente, mastigar pouco o alimento, comer em pé ou andando. A obesidade comportamental pode também estar associada a disfunções ou problemas psicológicos, podendo também observar-se a ingestão de alimentos de pouco teor nutritivo, ao que associa-se elevado estado de letargia e ausência de ânimo.

**Obesidade genética: a ciência moderna tem mostrado que quando o bebe - ainda no útero materno - não recebe nutrientes suficientes nos primeiros 6 meses de gestação, é muito provável que se torne obeso na idade adulta, ou pode apresentar sinais de obesidade logo na primeira infância. Também as mães obesas, diabéticas e ou mal nutridas podem passar adiante a mal da obesidade para futuras gerações.

TERAPIA COM ÓLEOS ESSENCIAIS, CADA COR UMA SENSAÇÃO !


 Uma terapia de massagem que vem sendo muito realizada no Oriente, é a terapia dos óleos e suas cores, que podem serem combinadas com outras técnicas para aprimorar os efeitos.
Além de fornecer o tão necessário relaxamento, os óleos de diferentes cores devolvem o equilíbrio e energia, e como é uma terapia personalizada, é preciso conhecer o histórico do cliente ao selecionar o que mais vai atuar no seu estado físico e psíquico.

...
Para cada cor um efeito diferente:

.ÓLEO VERDE: trás harmonia e relaxamento para o corpo
.ÓLEO ROXO ou AZUL: estimula a criatividade, melhora a inspiração e concentração
.ÓLEO LARANJA: feito a partir de frutas cítricas, reduz o estresse, desbloqueando a mente
.ÓLEO VERMELHO: nos torna mais ativos, fortalece a energia vital, aumenta o desejo de realizarmos coisas

As principais áreas a serem trabalhadas são as coxas, o abdômen, tórax e glúteos, aplicando manobras redutoras ou modeladoras, mas podemos continuar massageando os braços e os pés, cobrindo em seguida todas as regiões com toalhas quentes para aumentar o relaxamento.
Finalizar com uma gotinha do óleo friccionando a fronte, as dobras dos braços, pulso e a região poplítea, (atrás dos joelhos).