terça-feira, 13 de agosto de 2013

A IMPORTÂNCIA DA DRENAGEM LINFÁTICA

 

1.
Um toque leve

Porque os vasos linfáticos estão principalmente situados logo abaixo da pele, não há necessidade de fazer quaisquer técnicas profundas de massagem de drenagem. Trabalhar com um toque delicado para estimular e movimentar ao longo da linfa é essencial. Cuidadosamente passe os seus dedos sobre a pele, é tudo que você precisa para colocar a linfa em movimento. Pode não fazer grande diferença no início, especialmente se você está acostumado a massagens profundas, mas com o tempo a massagem leve pode aliviar o acumulo de linfa, chamado de linfa edema, causado por fatores como uma dieta tóxica ou questões relacionadas com câncer.
  1.  
    O que você vai ou não vai precisar

    É melhor tentar deitar em uma cama, sofá ou no chão, para permitir que o corpo libere os músculos tanto quanto possível. A massagem de drenagem linfática não precisa de nenhum creme ou óleo. Você quer que suas mãos possam se mover levemente sobre a pele sem ficarem pegajosas. Às vezes, o pó de talco funciona bem, já que permite deslizar, mas não impede o fluxo. Certifique-se de lavar bem as mãos antes de começar a trabalhar. Encontre um local tranquilo e confortável com luz limitada e nenhumas invasões externas. Desligue os celulares ou outros aparelhos eletrônicos.
  2.  
  3. Posicionamento adequado

    Certifique-se de que movimenta a linfa sempre para longe dos gânglios linfáticos, com toque leve e metodicamente, em um total de cinco a dez vezes para cada movimento, trabalhando em ambos os lados do corpo. Coloque a mão na pele, empurre para dentro e para cima em direção a área afetada e depois para baixo e longe. Esta é a técnica adequada.
    Pescoço
    Trabalhar sobre a área do pescoço pode ajudar a reduzir a inflamação, bem como nos braços e nas pernas também, pois o fluido linfático começará a mover-se por todo o corpo. A partir de ambos os lados do pescoço, logo abaixo das orelhas, mova suavemente a ponta dos dedos para baixo e para trás do seu pescoço e depois de volta ao redor para a frente terminando em sua clavícula, perto de sua garganta.
  4. Axilas

    Os nódulos linfáticos nas axilas muitas vezes são suscetíveis ao inchaço. Lentamente comece em uma axila e passe por todo o peito, tendo a certeza de não chegar muito perto da outra axila. Faça o mesmo movimento ao longo das costas, pois também é recomendado.
    Pernas

    Começando na axila e trabalhando em direção à região da virilha interior é o caminho que você quer fazer para reduzir o inchaço das pernas. Use a técnica raking (dedos abertos), em movimentos circulares de palma, ou movimentos suaves de vibração de palma. Inicie um pouco abaixo do topo do vinco onde os bíceps superiores encontra com a caixa torácica superior. Trabalhe seu caminho para o lado da caixa torácica, concentrando-se na frente depois abaixo do seio. Este movimento faz uma espécie de um caminho em V, que você irá trabalhar de volta para o lado e na virilha exterior, onde o interior da perna encontra o osso púbico. Termine assim sua massagem de drenagem linfática, pois a linfa irá drenar em seus intestinos e ser excretada.