sábado, 5 de novembro de 2011

TRABALHO CORPORAL- O PODER DO TOQUE

Executando-se um leve aperto ou batida para diagnóstico, hoje em dia os médicos não costumam tocar seus pacientes.Na verdade, chega a ser antiético que psicologos e psiquiatras tenham qualquer contato físico com seus pacientes. Mas nem sempre foi assim. O toque já foi fundamento da arte de curar. Há séculos, por exemplo, Hipócrates escreveu um livro sobre massagem que, por muitos anos, fez parte do curriculo escolar médico. Os pacientes costumavam avaliar seus médicos não apenas pelo conhecimento que possuíam, por sua personalidade e capacidade de diagnóstico, mas também como massagistas. Então vieram as máquinas, as drogas mirasculosas, a falta de tempo (massagem é muito trabalhosa), e os médicos começaram a delegar a fricção corporal a outros. Portanto, já não é mais uma boa idéia pedir, na próxima consulta, uma massagem a seu médico. E,  se por acaso ele concordar em fazê-la, não espere que o plano de saúde pague por isso.

Contudo, quando um médico toca o paciente, cria-se um laço entre eles. O toque envia a mensagem de que o médico se importa.

Em outros tempos era impensável para os terapeutas dispensar tal contato com seus pacientes. Aquele ponto de vista agora ressescitou, originando um campo chamado "trabalho corporal".
O trabalho corporal vai do simples toque até massagens  e manipulações mais complicadas. Seu objetivo é tanto a melhora física quanto psicológica.

O toque é percebido por meio de inúmeros sensores na pele ligados não apenas ao cérebro, mas também a outros orgãos importantes. Esses sensores transmitem  diferentes sensações: alguns são especificos para o toque leve, outros para a pressão mais profunda, dor calor ou frio. Sua distribuição também varia, de modo que algumas partes do corpo reagem mais do que outras a determinada sensação. Os pés, por exemplo, são mais sensiveis do que as mãos, e o olho é infinitamente mais sensível do que os pés, nossas zonas erógenas proporcionam sensações especialmente agradáveis.

Por mais estranho que pareça, as pontas dos dedos, tão sensíveis no que diz respeito ao toque, sãomenos vulneráveis a dor.Essas  veriaçõesde sensibilidade são importantes em termos da escolha do tipo de trabalho, nivel de intensidade, onde e porquê.

Concluindo, existem inúmeras técnicas na qual as pessoas podem procurar com seu terapeuta de confiança e assim poder aliviar suas tensões, melhorar a circulação sanguinea, melhorar o tônus muscular, diminuir o inchaço corporal, melhorando o funcionamento renal e intestinal e até mesmo o pós operatório cirurgico em que alguns pacientes se submetem.

Esse texto acima descrito foi tirado do Livro: "O GUIA DA MEDICINA ALTERNATIVA - DR. ISADORE ROSENFELD", na qual  divido com vocês tal conhecimento.

Nós da AZ Massoterapia teremos o prazer de receber a todos aqui no consultório, caso sintam a necessidade de receber esse tão precioso atendimento, que com certeza  irá beneficiar a todos que usufruirem das mais variadas técnicas que nossa equipe pode oferecer, com a certeza de que todos que aqui estarão fazendo o seu melhor, por serem pessoas altamente qualificadas para tal.

Visitem nosso site e agendem seu horário. Atendimento de domingo a domingo das 9hs as 19 hs.
AZ Massoterapia e Terapias Alternativas Ltda Me
www.azmassoterapia.com.br
http://azmassoterapia.blogspot.com
www.wix.com/azmassoterapeuta/az-massoterapia
Duvidas e sugestões
az_massoterapeuta@yahoo.com.br