sexta-feira, 6 de julho de 2012

A Essência Floral para o Stress

O Stress ou estresse se caracteriza a desadaptação do organismo. É o conjunto de reações do organismo a agressões de ordem física, psíquica, infecciosa e outros capazes de perturbar a homeostase. Vem da Engenharia – desgaste de materiais submetidos à pressão excessiva. O termo estresse é uma metáfora ao termo emprestado da física física, que a tensão e o desgaste a que estão expostos os materiais, e usado pela primeira vez pelo médico Hans Selye.
O stress é a resposta do corpo a qualquer demanda quando forçado a adaptar-se a mudanças tem como conseqüência sinais e sintomas como: tensão, dores, palpitação, arritmias, problemas sexuais, perturbações do sono, cansaço, angústia, etc. desordens emocionais.

Os estressores se caracterizam por acontecimentos ao longo da história de vida que podem exigir restruturação profunda da vida nascimento de um filho, morte de pessoa querida, trauma, violência sofrida como assalto, acontecimentos desgastantes no cotidiano que interferem no bem-estar como experiências ameaçadoras, frustantes, aborrecimentos, conflitos, problemas de saúde, precupações financeiras e situações que se extendem por períodos longos excesso de trabalho, desemprego, divórcio, doenças crônicas em familiares etc.
Resiliência é a capacidade subjetiva de superação de situações estressantes, traumatizantes e perdas emocionais. A maioria das pessoas que passam por eventos traumáticos não consegue agüentar o processo de lidar com a situação sem desenvolver problemas. Muitos não conseguem metabolizar o processo precisando de um profissional. Os eventos traumáticos quando resolvidos levam a uma transformação, aprofundando o conhecimento de si e dos outros que é a proposta da Terapia Floral.


A Terapia Floral é uma ferramenta excelente para tratar os extensores mencionados acima, mas saibam amigos que a causa do estresse deve ser avaliada, abordada e tratada. Não é tão simples prescrever, dentro da escuta da pessoa o terapeuta precisa investigar as reais causas que conduziram o indivíduo a tal estado. Reitero que dentro dos princípios filosóficos da Terapia Floral precisamos ter um olhar diferenciado avaliando o indivíduo de forma integral e não só os sinais e sintomas apresentados. Lembrem tudo começa no mental e espiritual, que atuam no emocional que atuam no corpo físico através das queixas que são os sinais e sintomas.
 
TEXTO TIRADO DE Crystal Espaço Terapêutico
 
 
 
www.wix.com/azmassoterapeuta/az-massoterapia
www.azmassoterapia.blogspot.com
www.azmassoterapia.com.br